temos 5539 dicas 

para 416 jogos

Square Enix: desenvolvedora quer ser menos dependente de famosa franquia

Em reunição, foi mencionado 'Powerwash Simutaltor como um dos exemplos de sucesso da distribuidora de jogos

Redação Publicado em 22/01/2024, às 16h17

Final Fantasy XVI - Foto: Reprodução / Square Enix

A Square Enix, renomada por seu êxito em RPGs como Final Fantasy e Dragon Quest, tem o propósito de ampliar a diversidade de seu portfólio nos anos vindouros, afastando-se ligeiramente do gênero que a consagrou. Takashi Kiryu, presidente da empresa, apresentou essa perspectiva durante uma assembleia com acionistas em novembro de 2023, enfatizando a importância de diminuir a dependência nas marcas principais da companhia.

O presidente admitiu que a Square Enix se habituou a uma zona de conforto, impulsionada pelo êxito constante de obras como Dragon Quest e Final Fantasy. Contudo, ele observou uma diversificação nos gostos dos consumidores no mercado de jogos, com uma crescente preferência por conteúdos abrangendo uma variedade de gêneros. Para se adaptar a essa mudança, a empresa tem a intenção de explorar títulos com conceitos e dimensões variados.

Na assembleia, Kiryu citou o Powerwash Simulator como um caso de êxito apoiado pela Square Enix. O jogo, centrado na limpeza de variados ambientes, destacou-se ao adotar uma proposta singular. Importante frisar que a FuturLab foi a responsável pelo desenvolvimento do Powerwash Simulator, enquanto a Square Enix desempenhou o papel de publicadora.

O líder da empresa manifestou o anseio de aprimorar as competências internas de desenvolvimento a longo prazo. Ele ressaltou a relevância de direcionar recursos para a criação de novos títulos meticulosamente escolhidos, com o objetivo de assegurar elevados padrões de excelência.

Essa estratégia surge em um contexto no qual a renomada empresa alienou parte de suas operações ocidentais, englobando franquias como Tomb Raider e Deus Ex. Apesar disso, Kiryu salienta a intenção de concentrar-se em projetos internos das equipes situadas no Japão como uma diretriz para o futuro, mesmo diante das recentes alterações na estrutura da empresa.

Square Enix Takashi Kiryu Final Fantasy

Leia também

Fim de Watch Dogs? Rumores apontam para encerramento após "fracasso" de 'Watch Dogs Legion'


Confirmado: Death Stranding 2, para PS5, se chamará 'On the Beach', com lançamento rrevisto para 2025


God of War Ragnarök pode ser o próximo exclusivo do PlayStation a chegar ao PC


Sony confirma ausência de lançamentos de grandes franquias do PS5 até 2025


Square Enix adota estratégia multiplataforma para impulsionar crescimento a longo prazo


Final Fantasy XVI para PC: uma celebração completa com todas as DLCs